Como visitar o mundo sem sair de casa ?
Redação do baixar
4 de dezembro de 2021 às 10:00
Ah, Terra, esta planeta azul da Via Láctea povoado por .... Nós. Os seres humanos transformaram a face do planeta, mas acima de tudo criaram maravilhas que milhares, até milhões de turistas visitam todos os anos. Sempre sonhou em fazer aquelas viagens turísticas que vê anunciadas ? Ou para visitar aquelas maravilhas antigas que viu na televisão ?
Graças à Internet e às novas tecnologias, isto é possível. Pode visitar o mundo sem sair de sua casa. Google em particular, para citar apenas uma, oferece duas ferramentas que lhe permitem ir a outro lugar através do ecrã do seu computador, do seu smartphone ou do seu tablet. Uma delas é uma ferramenta bem conhecida, pois serve principalmente para navegação por GPS, nomeadamente Google Maps. Mas conhece o segundo, que utiliza o mesmo motor que o Google Maps, mas de uma forma diferente? Este é o Google Earth.
Use o Google Maps e o Street View para ver o mundo.
A primeira solução é a utilização das ferramentas presentes no Google Maps. De facto, para além do sistema de cartografia e navegação por GPS, o Google Maps oferece algumas funcionalidades que provavelmente utilizamos menos e que podem permitir-nos visitar cidades que não conhecemos. Para este efeito, o Google criou o Street View, que anteriormente estava disponível separadamente, mas que agora é parte integrante do Google Maps.
As imagens do Street View disponíveis são realmente criadas a partir de câmaras de 360° instaladas nos carros que percorrem as ruas do mundo. Estes carros, conhecidos como Google Cars, são facilmente reconhecíveis pelo mastro nos seus telhados com uma câmara (também têm o logotipo do Google). Para activar o StreetView no seu Google Maps, deve primeiro ampliar a área em que está interessado. Então só tem uma opção. Street View só está disponível no seu navegador da Internet, ou seja, a partir do seu computador, tem de clicar no pequeno homem amarelo no canto inferior direito do ecrã.
Depois, para andar à volta do mapa, basta clicar na direcção que deseja ir. Note que no canto superior esquerdo pode ver a data em que as fotos foram tiradas. Ao clicar nesta data, pode mesmo aceder a fotos anteriores, se houver alguma.
Se o seu smartphone ou tablet estiver no Android ou iOS (iPhone, iPad) não poderá utilizar o Google Street View, mas poderá utilizar a camada de fotografia aérea (também disponível no seu navegador). A experiência é menos imersiva, mas ainda permite ver grandes monumentos de cima (como a Torre Eiffel, as Pirâmides, etc.).
Visite o mundo com o Google Earth.
Google Earth está disponível como uma aplicação móvel para smartphones e tablets sob Android e iOS, mas acima de tudo como um serviço online através do seu navegador de internet Google Chrome. O site foi concebido para funcionar com o navegador web desenvolvido pela Google. Quando se abre o site, ele mostra uma vista da Terra a partir do espaço, que gira lentamente sobre si mesmo. É favor notar que o Google Earth é muito exigente em recursos do sistema.
No lado esquerdo do ecrã está o menu principal que lhe permite utilizar todas as ferramentas do Google Earth. Mas antes de entrarmos nisso, vejamos como usar o Google Earth e a sua função principal : ver o mundo. Para começar, pode rodar o planeta para exibir o continente da sua escolha à sua frente. Para o fazer, basta clicar no globo terrestre e arrastá-lo da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda. A rotação irá parar e exibir a área que escolheu (também pode usar o menu e a função de pesquisa, mas é menos divertido). Para fazer zoom pode usar a roda do rato ou usar as setas + e - na parte inferior direita da imagem. A distância até ao solo é mostrada abaixo dos botões de zoom.
Ao fazer zoom, é possível ver múltiplos níveis de imagens de satélite a múltiplas altitudes, permitindo-lhe ter uma visão fluida do espaço até ao local de interesse. Note que o Google Earth utiliza dados do Google Maps para mostrar os nomes de cidades, lugares, etc. Como mencionado anteriormente, o Google Earth é muito intensivo em recursos, por isso, ao fazer zoom terá de esperar algum tempo para que toda a informação apareça. Para saber quando a área está totalmente carregada, pode ver uma informação de carregamento sob a forma de uma percentagem no canto inferior esquerdo do ecrã. Quando 100% é mostrado, também se pode ver qual o satélite que forneceu a imagem.
Depois só tem de descer à altitude desejada. Quanto mais baixo se vai, mais detalhes se vê. Quando se tiver um valor suficientemente baixo, uma nova funcionalidade estará disponível : a vista 3D. Em vez de ser uma vista de cima para baixo, a vista 3D permite ver os edifícios de lado e até virar-se. Esta característica proporciona-lhe a experiência mais real possível sem estar realmente em frente do edifício, e por vezes ainda mais real, porque você não está incomodado com os edifícios ao redor. E, claro, se aumentar ainda mais o zoom, terá também acesso ao Street View.
Se não tiver realmente uma ideia do que quer ver, pode usar a ferramenta de viagem, para o fazer clique no ícone da barra do navio à esquerda do ecrã. Aí pode navegar através das categorias existentes que o levam a diferentes países, zonas turísticas, zonas menos conhecidas, etc. As imagens estão em Street View ou 3D e permitem-lhe descobrir lugares no mundo em que não teria pensado.